Com um investimento de €9m, A Wallbox irá instalar a sua nova fábrica de produção na Zona Franca de Barcelona

• A Wallbox e a Zona Franca de Barcelona assinaram hoje um contrato de arrendamento até 2031, reafirmando o seu objetivo de liderar a modernização da industria e a transição rumo a uma nova economia mais sustentável em Espanha.
  • As instalações irão dispor de inovação, eficiência, capacidade produtiva e sustentabilidade de ponta, sendo pioneiras na implementação do conceito “Cradle to Cradle” a nível industrial.

Barcelona, 15 de março de 2021. A Wallbox escolheu a Zona Franca de Barcelona para instalar uma nova fábrica, expandir a sua capacidade produtiva e continuar a fornecer a procura crescente pelos seus produtos, tanto no mercado nacional como no mercado internacional. Esta manhã, Enric Asunción, CEO da Wallbox, e Pere Navarro, delegado especial do Estado no Consorci da Zona Franca de Barcelona (CZFB), assinaram na sede da entidade o contrato de arrendamento com uma duração de 10 anos.

A nova fábrica representa não só um passo muito importante para o futuro da Wallbox, mas também para o setor automóvel em Espanha que, como em todo o mundo, caminha rumo à eletrificação. Encontramos na Zona Franca as infraestruturas e o ambiente necessários para instalar una fábrica de ponta que nos permitirá continuar a consolidar a nossa liderança no setor do carregamento elétrico e manuseamento energético a nível global”, referiu Enric Asunción, CEO da Wallbox. E acrescentou que “é uma tendência global que a recuperação económica tenha como um dos seus pilares a sustentabilidade, baseada na inovação que crie tecnologias mais limpas e eficientes do ponto de vista do meio-ambienta, e nós estamos integralmente comprometidos em acelerar este processo no setor da mobilidade construindo uma fábrica que seja a primeira pedra para a criação de um HUB mundial de eletromobilidade em Espanha”.

Durante o ato de assinatura, Pere Navarro realçou que “a Zona Franca de Barcelona se sente orgulhosa por ser a opção selecionada para receber a nova fábrica da Wallbox e acolher uma empresa que se destaca num setor de elevado crescimento como é o carregamento de carros elétricos e que investe massivamente em I+D para o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis de ponta a nível mundial. Sem dúvida, estas decisões reafirmam o nosso objetivo de liderar a transição rumo a uma nova economia baseada nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”, concluiu Navarro.

A nova fábrica (video) ocupará uma parcela de 16.800 m2, com uma nave de 11.220 m2 que irá sofrer durante os próximos meses obras de adaptação para se adequar às atividades de produção, validação e armazenamento que serão efetuadas a partir de aqui. A colocação em funcionamento das linhas de produção está prevista para o quarto trimestre deste ano. O plano de expansão da Wallbox prevê mais do que duplicar o quadro de funcionários, chegando ao final de 2021 com 800 funcionários, um quarto dos quais estará, direta ou indiretamente, envolvido no processo produtivo.

Atualmente, a Wallbox dispõe de uma fábrica em Sant Andreu de la Barca, a qual cobre as suas necessidades produtivas para abastecer os mais de 60 mercados nos comercializa os seus productos, e de outra fábrica na China destinada a abastecer exclusivamente este mercado. Com a incorporação destas novas instalações, a Wallbox espera cobrir a procura crescente dos diferentes mercados nos quais está presente, duplicando a sua capacidade produtiva.

A Zona Franca de Barcelona, que é uma referência no setor automóvel neste país, tem um ambicioso plano de reindustrialização que está a atrair empresas e a gerar confiança entre empresas que geram um alto elevado impacto, não só no ambiente que as rodeia como também em indústrias que irão liderar a economia global durante os próximos anos, como é o caso da Wallbox.

O futuro é hoje, uma fábrica 4.0

De entre as maiores inovações da fábrica destaca-se o facto de ser uma referência no setor ao integrar sistemas de Fábrica 4.0, a sua utilização da energia, os sistemas LEAN de gestão de processos que incorpora, assim como a implementação do conceito “Cradle to Cradle” em todas as obras de adaptação.

Uma fábrica 4.0, também denominada “o futuro” ou “inteligente”, caracteriza-se pela tomada de decisões descentralizadas e automatizadas, porque o tratamento dos dados obtidos durante o processo de produção é exponencialmente rápido e permite a sua análise em tempo real, assim como possíveis ajustes, pelos elevados níveis de automatização e por estar interligada através da Internet of Things aplicada à indústria (IoT)

A fábrica irá dispor de um sistema inovador de gestão energética, que através da regeneração da mesma permitirá a reutilização de 75% da energia consumida no processo produtivo, devolvendo-a à rede energética interna. Adicionalmente, prevê-se a instalação de painéis solares fotovoltaicos co, 300 kW de potência que criarão a capacidade de abastecer entre 30% e 60% da produção com energia solar. Este planeamento permitirá uma poupança diário equivalente ao consumo energético de um edifício residencial com 80 apartamentos. A previsão é que no futuro a energia fotovoltaica se expanda e satisfaça até 90% da necessidade de energia para a produção.

O conceito “Cradle to Cradle”, que será aplicado de forma pioneira nas obras de adequação da fábrica, pretende eliminar a geração de resíduos através do design e de materiais eco-eficientes. O conceito já foi aplicado pela empresa nas obras de atualização e reforma da sua sede corporativa também localizada na Zona Franca, e faz parte do compromisso da empresa em procurar promover a sustentabilidade em todos os aspetos do seu negócio.

Com estas novas instalações, a Wallbox reafirma-se como empresa pioneira tanto no seu modelo produtivo como na contribuição do modelo urbano e rodoviário das Smart Cities em todo o mundo.

Sobre a Wallbox

A Wallbox é uma empresa global, dedicada a mudar a forma como o mundo utiliza a energia na indústria de veículos elétricos. A Wallbox cria sistemas de carregamento inteligente que combinam tecnologia inovadora com design excecional e gerem a comunicação entre veículo, rede, edifício e carregador.

A Wallbox oferece um portfólio completo de soluções de gestão de carregamento e energia para a utilização residencial e semi-pública em mais de 60 países, e em breve também começará a comercializar soluções de carregamento público.

Fundada em 2015, com sede em Barcelona, a missão da Wallbox é facilitar a adoção de veículos elétricos hoje para uma utilização mais sustentável da energia amanhã. A empresa emprega mais de 500 pessoas na Europa, Ásia, e Américas.

Sobre o Consorci da Zona Franca de Barcelona

O Consorci é uma empresa pública que se financia integramente com fundos próprios resultantes dos arrendamentos industriais do Polígono da Zona franca de Barcelona e da sua gestão patrimonial. Embora a sua principal área de atividade seja o polígono industrial e a sua zona franca aduaneira, também promove edifícios, solo urbano e industrial, age como dinamizador para a transformação empresarial rumo à economia 4.0 e organiza eventos de interesse económico para Barcelona como o salão logístico SIL ou o imobiliário BMP.

No seu plenário tem representantes do governo espanhol, do Ayuntamiento de Barcelona e da principais entidades económicas da cidade.