Quasar reconhecido como finalista para os prémios Fast Company’s 2020 World Changing Ideas

Barcelona, 28 de abril de 2020 — A Wallbox anunciou hoje que o seu carregador bidirecional Quasar foi selecionado como finalista para os prémios  Fast Company’s 2020 World Changing Ideas. A revista norte-americana de negócios reconheceu Quasar na categoria de Energia. O carregador bidirecional CC também recebeu uma menção honrosa nas categorias de Excelência Geral e Produtos de Consumo.

Os prémios distinguem empresas, políticas, projetos e conceitos que contribuem de forma ativa para combater a crise climática, a injustiça social ou a desigualdade económica. Um painel formado por juízes de prestígio seleciona os vencedores entre um conjunto de mais de 3000 candidaturas nas categorias de transporte, educação, alimentação, política, tecnologia e outras.

map showing air pollution levels in madrid before and after covid19 outbrek

Até à data, Quasar recebeu um total de seis prémios, todos como reconhecimento ao potencial inovador e disruptivo do carregador, entre eles o prestigioso prémio Best of CES, da Engadget, na categoria de Transportes. Sendo o primeiro carregador bidirecional do mundo concebido para uso residencial, além de carregar veículos elétricos, também pode enviar eletricidade para a rede pública ou ainda satisfazer as necessidades energéticas de uma casa. Anteriormente, esta tecnologia bidirecional só estava disponível ao triplo do preço, em grandes formatos e para projetos-piloto utilizados em centrais de frotas. A equipa de engenheiros da Wallbox desenvolveu uma forma inovadora de tornar esta tecnologia disponível para os consumidores num formato compacto e elegante e a um preço notavelmente inferior.

«Acreditamos plenamente que a função de carregamento bidirecional de Quasar é um elemento fundamental no caminho para um mundo movido por energias renováveis», afirma Enric Asunción, CEO da Wallbox. «É uma honra para mim e para toda a equipa da Wallbox que esta tecnologia tenha agora sido reconhecida pela Fast Company como uma ideia capaz de transformar o mundo.»

A tecnologia de carregamento bidirecional permite que a bateria de um veículo elétrico seja utilizada como banco de energia. Dispor deste armazenamento como uma extensão da rede abre novas possibilidades para o armazenamento do excesso de energia renovável. A eletricidade transferida para o veículo já não está limitada ao veículo. Além de alimentar o veículo, pode ser armazenada na bateria e transferida novamente para a rede doméstica ou para a rede pública conforme necessário.

O carregador bidirecional da Wallbox funciona com uma aplicação (iOS e Android) e uma plataforma de gestão de energia que permite ao utilizador controlar de forma intuitiva o carregador e todas as suas funcionalidades. Permite-lhe definir facilmente os parâmetros em que a bateria do seu veículo elétrico deverá ser carregada ou utilizada para alimentar a rede doméstica.

Quasar também inclui tecnologia avançada de reconhecimento facial e controlo de gestos, permitindo partilhar contas com amigos e vizinhos com segurança e flexibilidade. Além da função de reconhecimento facial, o carregador também permite a identificação mediante a tecnologia de proximidade Bluetooth, a aplicação MyWallbox e cartões RFID.

«Este parece ser o momento mais indicado para reconhecer as empresas que estão a utilizar o seu talento, os seus recursos e, nalguns casos, a sua envergadura para fazerem face aos maiores problemas da sociedade», afirma Stephanie Mehta, editora-chefe da Fast Company. «Os nossos jornalistas, dirigidos pelo editor sénior Morgan Clendaniel, descobriram alguns dos projetos mais inteligentes e inspiradores do ano.»

Sobre a Wallbox

A Wallbox é uma empresa global, dedicada a mudar a forma como o mundo utiliza a energia na indústria de veículos elétricos. A Wallbox cria sistemas de carregamento inteligente que combinam tecnologia inovadora com design excecional e gerem a comunicação entre veículo, rede, edifício e carregador.

A Wallbox oferece um portfólio completo de soluções de gestão de carregamento e energia para a utilização residencial e semi-pública em mais de 60 países, e em breve também começará a comercializar soluções de carregamento público.

Fundada em 2015, com sede em Barcelona, a missão da Wallbox é facilitar a adoção de veículos elétricos hoje para uma utilização mais sustentável da energia amanhã. A empresa emprega mais de 500 pessoas na Europa, Ásia, e Américas.

Sobre os World Changing Ideas Awards

O World Changing Ideas é um dos principais programas de prémios anuais da Fast Company e está focado no bem social, procurando promover produtos acabados e conceitos arrojados com a capacidade de fazerem deste mundo um mundo melhor. Um painel formado por juízes de todos os setores escolhe os vencedores, os finalistas e as menções honrosas com base na viabilidade e no potencial de impacto. Com o objetivo de premiar o talento e fomentar a inovação, a Fast Company destaca ideias de grande potencial e ajuda a difundi-las para inspirar mais pessoas a dedicarem-se a trabalhar na resolução dos problemas que nos afetam a todos.