< Voltar a FAQS
O que é que é carregamento inteligente?
Carregamento inteligente é uma forma de controlar o abastecimento do seu veículo elétrico ligando-o à rede.

Define-se como «inteligente» porque coloca o carregador em comunicação com o veículo, com o operador do posto de carregamento e com a companhia elétrica através do intercâmbio de dados. Por outras palavras, sempre que liga o veículo à corrente, o carregador transmite-lhes automaticamente dados importantes para que eles possam otimizar o carregamento.
Assim, o carregamento inteligente permite ao operador do posto de carregamento (quer seja uma pessoa individual com um carregador doméstico, quer seja um empresário com várias estações de carregamento) decidir a quantidade de energia a fornecer a qualquer veículo elétrico que estiver ligado. A quantidade pode variar em função do número de pessoas que estiver a consumir eletricidade num determinado momento, aliviando a pressão exercida na rede. O carregamento inteligente também evita que os operadores dos postos de carregamento ultrapassem a capacidade máxima de energia do seu edifício, que varia consoante a capacidade da rede local e a tarifa elétrica contratada.
Além disso, o carregamento inteligente permite às companhias elétricas estipular certos limites de consumo de energia. Desta forma, não consumimos mais energia do que a produzida e evitamos sobrecargas na rede.
Isso permite-nos a todos poupar tempo e dinheiro e, principalmente, poupar energia, ajudando-nos a proteger melhor os valiosos recursos do planeta.
Na prática, como é que o carregamento inteligente funciona?
O carregamento inteligente baseia-se na comunicação entre os pontos de abastecimento e os utilizadores e operadores. Quando ligamos um veículo elétrico à corrente, o posto de abastecimento transmite uma série de dados (como o período de carregamento, a velocidade, etc.) por Wi-Fi ou Bluetooth a uma plataforma de gestão centralizada que funciona na cloud. Também podem ser enviados dados adicionais, tais como informações sobre a capacidade da rede local e como a energia está atualmente a ser utilizada nas zonas de carregamento (em casa, num bloco de escritórios, no supermercado, etc.). O conjunto dos dados é analisado de forma automática e visualizado em tempo real pelo software da plataforma, e serve de base para a tomada de decisões automáticas sobre como e quando carregar os veículos elétricos.
Isto é o que permite aos operadores dos postos de carregamento controlar e regular o consumo energético de uma maneira fácil e à distância, mediante uma plataforma, um site ou uma app móvel. Mas existem ainda outras funcionalidades e vantagens. Por exemplo, os proprietários de veículos elétricos podem fazer o seguimento das sessões de carregamento e pagá-las desde qualquer lugar e em qualquer momento através de uma app móvel.
Principais características do carregamento inteligente
Power Sharing
O sistema de Power Sharing, a que por vezes nos referimos como «balanceamento ou nivelamento de carga», permite aos operadores de rede e às empresas com múltiplos carregadores nas suas instalações distribuir de maneira proporcional a capacidade de energia disponível por todas as estações de carregamento de veículos elétricos ativas. Dado que todas as instalações têm uma quantidade limitada de energia disponível, uma grande procura implicaria, em situações normais, grandes custos em obras de atualização e ampliação da infraestrutura elétrica. O carregamento inteligente permite uma distribuição ótima da energia para evitar esses custos. Veja como no vídeo que se segue.
Baseando-nos no vídeo anterior, vamos imaginar a seguinte situação: O seu bloco de escritórios tem uma potência máxima disponível de 44 kW e cada ponto de carga de veículos elétricos tem uma potência máxima de 22 kW. Existem vários veículos a quererem carregar ao mesmo tempo. Com o sistema de Power Sharing, um deles pode carregar a 22 kW, que é a capacidade máxima que o seu ponto de carregamento permite. Se outro veículo se ligar à corrente, cada um deles poderá carregar a 22 kW, a capacidade máxima do seu ponto de carregamento, porque os dois juntos não ultrapassam a disponibilidade máxima de energia do edifício, que é de 44 kW. No entanto, se houver um terceiro veículo que se ligar à corrente, a capacidade será devidamente distribuída, de maneira cada um dos três veículos irá agora carregar a 14 kW. Se houver um quarto veículo, a potência reduz-se para 11 kW por veículo, e assim por diante.
Power Boost
O sistema de Power Boost, também chamado de «corte de picos», é uma função de carregamento inteligente que evita que se ultrapasse a capacidade máxima de energia da sua rede doméstica. Não é muito boa ideia atingir ou ultrapassar a sua capacidade máxima de energia... Pode fazer com que a sua companhia elétrica lhe passe no fim do mês um recibo da luz com um suplemento por ter utilizado mais eletricidade do que a que devia, especialmente se for utilizando eletrodomésticos de grande consumo, como as máquinas de lavar a roupa ou a loiça. O sistema de Power Boost ajuda a evitar isso distribuindo a carga elétrica de forma dinâmica pelo carregador e o resto dos dispositivos da casa. Quando estiver quase a atingir a capacidade máxima, o sistema inteligente de controlo de carregamento irá reduzir automaticamente a potência consumida pelo seu veículo. Pode inclusive interromper a sessão de carregamento até voltar a haver energia disponível suficiente. Desta maneira, nunca se ultrapassa o limite de energia.
Dynamic Power Sharing
O sistema de Dynamic Power Sharing combina as funções de Power Boost e Power Sharing. Como já foi dito antes, a instalação de novos pontos de carregamento num local implica aumentar a infraestrutura elétrica para fazer face uma maior necessidade de energia disponível. Esta é uma opção cara e muitas vezes ineficiente.
O DPS (Dynamic Power Sharing) permite monitorizar e medir a necessidade de consumo de uma rede local (um edifício) e compará-la com a sua capacidade máxima de energia permitida. Quando a necessidade é inferior à capacidade máxima, a energia restante disponível é enviada para a rede de carregamento. Além disso, o sistema de carregamento inteligente irá distribuir automaticamente a energia disponível de forma uniforme por todos os carregadores. Em contrapartida, se a necessidade de consumo do edifício for igual ou superior ao seu valor máximo permitido, não será fornecida energia às estações de carregamento. Ao aproveitar os momentos de baixa necessidade energética do edifício, é possível satisfazer a necessidade da rede de carregamento sem ser preciso aumentar a potência global da instalação (o que implicaria contratar uma potência maior ou até ter de fazer obras na instalação) nem ultrapassar a capacidade máxima de energia do local.
Qual é a diferença entre o carregamento inteligente e o carregamento bidirecional?
O carregamento inteligente permite aos proprietários dos pontos de carregamento e aos operadores da rede gerir os seus pontos de carregamento à distância e, desta forma, otimizar o consumo e os custos de energia. Por exemplo, podem configurar o carregamento para começar à noite, quando as tarifas são mais baixas.
Por outro lado, o carregamento bidirecional é um sistema que permite que a energia tanto seja transmitida da rede para o veículo elétrico como do veículo para a rede através de um carregador especial bidirecional, também chamado de V2G (do inglês, «vehicle to grid», isto é, «veículo para a rede»). Isso significa que a bateria do veículo elétrico tanto pode extrair energia da rede como devolver-lhe energia. Veja o vídeo que se segue para saber como funciona na prática.
Qual é a diferença entre carregamento inteligente e carregamento rápido?
O carregamento rápido consiste simplesmente em enviar corrente para a bateria de um veículo elétrico a um ritmo mais rápido. Por outras palavras, em carregar a bateria de um veículo elétrico mais depressa. O carregamento inteligente, como vimos acima, permite aos proprietários de veículos, empresas e operadores de rede de carregamento controlar a quantidade de energia que os veículos elétricos estão a extrair à rede e em que momento o fazem.
A maioria das estações de carregamento (por vezes chamadas de «estações de carregamento lento») que se encontram nos locais de trabalho ou em casa têm uma potência máxima de carga de 3 kW e demoram entre 6 e 12 horas para carregar completamente um veículo elétrico. As estações de carregamento rápido podem funcionar com uma potência máxima de 7 a 22 kW e demoram entre 1 e 6 horas para carregar completamente um veículo elétrico. São os que se encontram habitualmente em espaços públicos. Os carregadores rápidos podem funcionar com uma potência máxima entre 50 e 150 kW, demorando cerca de 20-40 minutos para carregar um veículo elétrico a 80 %. Os carregadores ultrarrápidos estão agora a começar a chegar ao mercado e têm capacidades de 150 kW ou superiores, podendo carregar a bateria de um veículo elétrico a 75-100 % em menos de 45 minutos.
Sobre nós
Quer saber mais sobre a Wallbox?